Novas Arquiteturas Tecnológicas, Novas Arquiteturas de Negócio

Olá!

Há algum tempo, em uma reunião com um parceiro de negócio, eu ouvi uma frase que achei bem interessante no momento: “hoje nós temos disponíveis novas arquiteturas tecnológicas que permitem novas arquiteturas de negócio”. Nada mais verdadeiro! O mundo hoje passa por uma revolução tecnológica que ao meu ver é comparável com o que vimos com o surgimento da internet há alguns anos atrás. A diferença é que dessa vez a revolução não está apenas nos computadores pessoais, mas está em todos os lugares: computadores, smartphones, tablets, televisores ligados à internet etc.

Dentro desse cenário, me parece que as empresas devem fazer uma profunda reflexão sobre seus próprios processos de negócio. Alguns exemplos:

  • Uma pessoa dentro de uma loja com um smartphone consegue ver as características técnicas de um determinado produto, ver vídeos sobre ele, avaliar o preço em todos os concorrentes, saber o que falam sobre ele, perguntar nas suas redes sociais o que seus amigos recomendam… E o seu vendedor? Ele está pronto para lidar com tudo isso?
  • Hoje todos ficamos on-line muito mais tempo do que antes! Usamos redes sociais, ferramentas de mensagens instantâneas etc. Faz algum sentido uma empresa ainda trabalhar com formulários de papel, enviados pelo correio ou mesmo, sendo mais arrojado, disponibilizar um telefone para você se comunicar com ela?
  • Hoje é possível ter vídeos de marketing, folder de produtos, agenda de visitas compartilhadas e muito mais, na nuvem, e acessíveis através de qualquer tipo de dispositivo. O que a sua força de vendas possui de ferramentas para ir para o campo? Material estático? Papel?

Isso sem falar em novos negócios digitais que colocam em xeque modelos inteiros de negócios antigos. Um exemplo básico é uma locadora de DVDs. Como vai conseguir sobreviver no longo prazo com concorrentes como uma Netflix (que está chegando ao Brasil!), por exemplo? Alguém vai querer ir até uma locadora podendo acessar o filme direto da sua TV e pagando muito menos por isso? Antigamente para se conseguir esse tipo de arquitetura tecnológica era preciso muito investimento inicial e assumir muito risco para montar um novo negócio digital. Com cloud computing, é necessário uma boa idéia e um investimento 90% mais baixo (ver artigo: http://www.businessinsider.com/understanding-changes-in-the-software-and-venture-capital-industries-2011-6#ixzz1QhH29DXO).

Existe um cenário cheio de oportunidades… e ameaças. Inovação parece ser palavra chave para diferenciação ou mesmo sobrevivência no mundo corporativo. Ela não vem de graça, é preciso no mínimo espaço mental (quem gasta muita energia apenas para manter a máquina girando não consegue e muitas vezes possui aversão a inovação) e promover colaboração dentro da empresa (existe uma correlação direta entre inovação e colaboração entre os funcionários). Sugiro pensar em como enxugar e simplificar seus processos de TI e implantar um ambiente colaborativo dentro da sua empresa.

Até mais!
Daniel V.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s