Teoria da Nuvem

Em algumas discussões (normalmente de bar), eu faço algumas previsões de futuro um pouco fortes. O problema é que cada dia que passa eu me convenço mais delas 🙂

Depois de uma estruturação de pensamentos, eu vi que as minhas previsões deparavam com a “teoria da nuvem”. Confesso que ela não parece ser tão inovadora, mas vou correr o risco de plagiar alguém colocando ela aqui como se fosse minha.

Teoria da Nuvem: dentro de aproximadamente 10 anos, todo mundo terá uma presença física na terra e outra na grande nuvem de dados (que por enquanto conhecemos como internet) que dominará completamente qualquer tipo de troca de informação entre as pessoas.

Consequências da teoria da nuvem:

  • Jornais, revistas e qualquer tipo de meio de comunicação que se propõe deixar o leitor atualizado das notícias será descontinuado. Blogs, micro-blogs, nano-blogs, sites de conteúdo, RSS etc dominarão esse campo. Os livros ainda continuarão a existir, por não serem de notícias e sim de conteúdo permanente. Estes devem desaparecer em aproximadamente 20 anos 🙂
  • Telefones fixo e celular deixam de existir. Bom, telefone fixo chega ser profecia do óbvio. Mas telefone celular também, pelo menos da maneira que conhecemos hoje. Todos utilizarão pequenos computadores (que chamamos hoje de smartphones etc) que possuirão funcionalidades de voz sobre IP. Mas eles serão muito mais que aparelhos de telefone, pois terão browsers, leitores de feed, vídeos, vídeos-conferências, GPS, editores de texto… enfim, serão computadores completos. O iPhone é um bom modelo mental para imaginar esse aparelho.
  • Qualquer tipo de mídia ou storage portátil de dados deixa de existir. Não teremos mais CD, DVD ou mesmo BlueRay. Nem teremos pen-drives etc. Todos os aparelhos, incluindo os atuais “DVD Players”, estarão conectados na nuvem. Simplesmente iremos baixar o vídeo que queremos ou mesmo abrir um stream direto de dados para ver o que desejarmos… em altíssima definição.
  • A televisão que conhecemos hoje deixará de existir. Bom, isso pode demorar um pouco mais, mas em algum momento da história isso vai acontecer. Ao invés de uma programação fixa, existirá um conjunto de conteúdos disponível para ser acessado quando o usuário quiser. Será uma programação sob demanda. Os programas ao vivo serão exibidos com stream direto de dados. Um grande problema disso vai ser o modelo comercial das grandes empresas de televisão, que vendem comerciais.
  • A publicidade televisiva e de mídia impressa que conhecemos hoje deixará de existir. Isso como consequência da não obrigatoriedade que os usuário terão de ficar vendo TV (que será sob demanda) e da inexistência (ou ineficácia) da mídia impressa.
  • Etc… No fundo, quem não estiver adequado à nuvem, estará descontinuado!

Assutador? Mas isso gera uma série de oportunidades também. No fundo, no fundo, a verdade é: quem estiver melhor posicionado dentro da nuvem, dará as cartas e ditará as regras quando a teoria da nuvem se concretizar. Be prepared!

Abraços!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s